Hospital Margarida e lideranças se reúnem com Secretário de Estado de Saúde

No encontro, foi apresentado o projeto de expansão da unidade e feitas reivindicações de melhorias e repasses para melhor atender a população

O Hospital Margarida, em busca de melhorias no atendimento à população, não tem medido esforços para garantir recursos para a prestação dos serviços à comunidade. Na semana passada, o provedor José Alberto Grijó e integrantes da diretoria e da administração da unidade de saúde, Ricardo Torres, Tarcísio Bicalho e Girlene Lage participaram de uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Também participaram o Deputado Estadual Tito Torres (PSD), o vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante), o vereador e presidente da Câmara, Fernando Linhares (União) e o Procurador Jurídico do município, Hugo Lázaro.
O encontro foi para buscar apoio e recursos financeiros a projetos que visam ofertar mais benefícios em saúde para os cidadãos de João Monlevade e região. Na ocasião, eles apresentaram ao secretário de estado, o projeto de transformar o Margarida em hospital de alta complexidade. Para tanto, foram mostrados os planos de expansão da estrutura física, com a construção de um novo anexo. Segundo José Alberto Grijó, o novo espaço, maior e ampliado, permitirá o aumento de leitos de internação, a criação de mais salas de blocos cirúrgicos, novos leitos de CTI, dentre outros. O representante estadual sugeriu ainda a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar (UPA), que seria uma segunda porta que permitirá aumentar o atendimento de urgência e emergência, diminuindo gargalos e beneficiando a população.
Repasses
O grupo reivindicou ao secretário aumentos no repasse financeiro do Estado para o hospital. Hoje, o Margarida é uma casa de saúde regional, já que além dos municípios vizinhos que utilizam os serviços como unidade de referência, o hospital atende também às vítimas de acidentes nas BR-381 e BR-262. “Mostramos ao secretário que somos fundamentais para os cerca de 400 mil habitantes dos 17 municípios da região, além das pessoas de Minas e do Brasil que passam por nossas rodovias. O apoio do estado é fundamental para as melhorias que tanto precisamos”, afirmou José Alberto Grijó.
Encontro positivo
O deputado Tito Torres destacou a importância da reunião para as melhorias no Hospital. “Para que o Hospital Margarida possa se tornar de alta complexidade, um passo importante é ampliar e reestruturar seu espaço físico. Uma opção que estamos avaliando é agregar o terreno vizinho, pertencente a ArcellorMittal. É indiscutível os inúmeros benefícios que essa iniciativa vai trazer para a comunidade. Com a expansão, o hospital poderá atender um número maior de pessoas, oferecer mais especialidades, inclusive com serviços de oncologia, hemodinâmica e muito mais”, explica o deputado Tito Torres.
Ao fim da reunião, o secretário Fábio Baccheretti agradeceu a visita e disse que o Governo de Minas Gerais não medirá esforços para buscar melhorias para a área de saúde. O provedor José Alberto Grijó considerou a reunião positiva. “O secretário se mostrou disposto a ajudar. As discussões foram importantes para trazer os benefícios que tanto almejamos, para melhorar atendimentos para a população. Agradecemos ao deputado Tito Torres, ao vice-prefeito Fabrício Lopes, ao presidente da Câmara, Fernando Linhares e todos os que se empenham em ajudar o Hospital Margarida”, frisou o provedor José Alberto.